top of page
  • Foto do escritorTatiane Aires

SOBRE O CONSUMIDOR MODERNO

Atualizado: 29 de jan. de 2020

Para falar de consumidor moderno, preciso que você tire um minutinho e pense quando você era criança e queria comprar algo e depois compare esta mesma compra hoje para seu filho.

Veja como mudou! 👀

Quando criança, você ia com o dinheiro na mão, no comércio perto de sua casa, e escolhia a bola que queria comprar com a ajuda do "seu Ze" que te conhece desde quando nasceu e sabe quem são seus pais e onde mora. 🤗

Existe uma relação de confiança e trato pessoal entre " Seu Ze" e você.

Tenho certeza que você saia da loja com a bola de baixo do braço na certeza de que tinha comprado a melhor bola do mundo, porque "seu Ze" te ajudou na escolha. 😄

Por outro lado, nos dias de hoje, quando você compra essa mesma bola ao seu filho, considerando a sua vida corrida, trabalho, escola, compromissos, como você escolhe e compra a bola? 🤔

Pela internet. Escolhe uma loja e-commerce (vou explicar nos próximos posts), muitas vezes por indicação de outras pessoas, ou comentários de outros consumidores, olha pela foto a cor, tamanho e marca, anexando no seu cadastro de consumo da loja o endereço de entrega e paga usando cartão de crédito, tudo virtualmente!

E agora? Basta esperar a encomenda chegar! 👏

Veja que em nenhum momento você falou com o dono da loja, ou viu a bola antes de comprar.

Perceba como as relações de consumo mudaram! 😯

O tratamento não é mais personalizado, ou vinculado pela confiança. Ao contrário: o elo entre fornecedor e consumidor se deu pela facilidade da compra.

E é está ligação Moderna que rege as relações de consumo, desde a compra de uma mesa a de compras de supermercado.

Porém, face a rápida evolução da sociedade, e a necessidade de agilidade de aquisição pelo consumidor moderno, as empresas e o direito não conseguiram acompanhar o ritmo frenético das relações consumeristas.

E é daí que surgem os problemas! 🤨

E se o produto não chega no prazo? E se vem com defeito? Para quem e onde reclamo? Para onde devolvo a bola e tenho a restituição do dinheiro? E se a loja não me responde?

A solução é simples! Mas, virá no próximo post 🤗😅 Mas, e você? O que acha da nova geração de consumo?




Post: Blog2_Post
bottom of page